terça-feira, maio 17, 2022

Outros: VGM evocado n’OLdLP

Isabel A. Ferreira, com o seu blog O Lugar da Língua Portuguesa, é, e desde há bastantes anos, a maior «guerreira» em Portugal contra o ilegítimo, ilegal, ridículo e prejudicial «acordo ortográfico de 1990», e nessa capacidade (e qualidade) só tem ao seu nível João Pedro Graça com o seu Apartado 53. No passado sábado ela publicou um post «recordando as ofensas póstumas a Vasco Graça Moura...», que inclui reproduções de dois textos meus que têm como tema, precisamente, o prematuramente falecido grande homem de cultura (em palavras e em actos). As referidas (e autênticas) ofensas foram cometidas pela Academia das Ciências de Lisboa e por Marcelo Rebelo de Sousa.

1 comentário:

Isabel A. Ferreira disse...

Caro Octávio, agradeço esta amável referência que me fez. E agradeço igualmente poder ler e partilhar os seus textos, em BOM Português, pugnando pela defesa do seu e do meu instrumento de trabalho – a Língua Portuguesa, que anda por aí a ser menosprezada, espezinhada, por outros que também escrevem, mas, lamentavelmente, deixaram-se vender por trinta dinheiros, estando a contribuir, desse modo, para o desaparecimento da Língua Portuguesa.
Por isso, sinto que tenho o DEVER de partilhar os textos dos que resistem, porque os que resistem serão aqueles que impedirão que a nossa Língua vá parar ao Mundo das Línguas Mortas.