domingo, fevereiro 25, 2018

Outros: Que merecem ser divulgados…

… Mais concretamente, alguns amigos e/ou colegas de profissão e/ou de «vocação», com projectos recentes e/ou com presenças próximas em eventos interessantes e relevantes, sempre de algum modo relacionados com a cultura.
Pedro Piedade Marques estará presente amanhã, 26 de Fevereiro, no ISCTE-IUL (edifício II, piso 2, auditório B2-03-Ferreira de Almeida), em Lisboa, para participar – juntamente com Filipa Raimundo e Daniel Melo, e entre as 18 e as 20 horas – na conferência «Editoras e edições subversivas em ditadura: Um exemplo do pluralismo limitado em regimes autoritários?» Este é indubitavelmente um tema em que PPM está particularmente à vontade, como o demonstra a sua autoria do livro «Editor Contra – Fernando Ribeiro de Mello e a Afrodite» (publicado em 2015) e a sua co-autoria do livro «Portugal em Sade, Sade em Portugal, seguido de o “affaire Sade” em Lisboa» (publicado em 2017). É sempre de relembrar e de realçar que o Pedro fez a capa, o desenho gráfico e/ou a paginação de três dos meus livros: «Poemas» de Alfred Tennyson, «Um Novo Portugal – Ideias de, e para, um País» e «Mensageiros das Estrelas».  
João Barreiros estará presente sexta-feira, 3 de Março, a partir das 15 horas, na Pensão Amor (Rua do Alecrim, 19), em Lisboa, para a primeira apresentação do seu novo livro, intitulado «Crazy Equóides». O autor descreve a obra como «uma space opera comme il faut, cheia daquele tipo de maldades que se impõem nestas situações, o primeiro de um ciclo hipotético de outras novelas ao qual vou dar o nome genérico de “O Fim do Exoceno”.» E garante que quer «todos e todas lá, no local combinado, com as caudas a dar a dar, com o objectivo de assistirem aos momentos derradeiros de uma espécie alienígena nada fofinha que vagamente se assemelha a centauros TS». Parece… prometedor?
Deana Barroqueiro lançou o seu mais recente livro em Novembro de 2017: «1640», um romance que revisita a restauração da independência de Portugal pelas perspectivas mais ou menos ficcionadas de quatro figuras históricas da época – Brás Garcia Mascarenhas, Violante do Céu, Francisco Manuel de Melo e António Vieira. É uma obra grande também pelo número de páginas… 880, e todas «desacordizadas», o que é de enaltecer. Recorde-se que DB esteve presente, a meu convite, como oradora nos colóquios dedicados a Afonso de Albuquerque (em 2015) e, precisamente, a Francisco Manuel de Melo (em 2016), que eu concebi e co-organizei no âmbito do Movimento Internacional Lusófono.
Bruno Martins Soares criou um novo blogHyperjumping, tendo nele publicado o seu primeiro texto a 6 de Novembro último; é um espaço onde, em Inglês, ele dá as suas opiniões sobre literatura, cinema e televisão; representa como que um complemento, noutra língua, ao que ele tem feito no Simetria.

Sem comentários: