sexta-feira, março 13, 2009

Outros: Amigos com novos livros

Sendo este blog, obviamente e principalmente, um meio para a divulgação das minhas actividades, com destaque para livros e artigos, também tem espaço para divulgar (aliás, já o fiz antes...) as novidades literárias de amigos.
Luís Ferreira Lopes, com quem eu escrevi «Os Novos Descobrimentos – Do Império À CPLP: Ensaios sobre História, Política, Economia e Cultura Lusófonas», publicou no início deste ano «Seja Mais Esperto do que a Crise» - uma obra adequada aos tempos que correm.
Entretanto, vários dos autores que comigo colaboraram em «A República Nunca Existiu!» lançaram igualmente novos livros nestes últimos 12 meses.
«Leva-me esta Noite» é o titulo do novo romance de Cristina Flora. «O Priorado do Cifrão» é o título do novo romance de João Aguiar. Maria de Menezes participou com o conto «A Viagem para o Céu» na antologia «Comboio com Asas», uma das várias iniciativas que assinalaram os 500 anos da cidade do Funchal.
Miguel Real, sempre incansável e prolífico, editou não um, não dois, não três, mas sim quatro livros desde «A República...»: «Matias Aires – As Máscaras da Vaidade», «Eduardo Lourenço e a Cultura Portuguesa», «Padre António Vieira e a Cultura Portuguesa» e «O Sal da Terra». Já Sérgio Sousa Rodrigues tem um novo ensaio: «A Mitologia Portuguesa».
De João Seixas, e enquanto não estão prontos «A Alma do Louva-a-Deus» e «Zeppelins sobre Lisboa» (este a continuação/desenvolvimento do seu conto «A noite das marionetas» em «A República...»), podemos ir lendo, no computador, «O Terceiro Rosto de Jano», a obra que ele tem estado a escrever com Luís Filipe Silva.

Sem comentários: