sábado, julho 22, 2006

Oráculo: 5 nomes para 9 de Novembro

Dos dois colóquios/exposições cuja realização neste ano eu propus à Biblioteca Nacional (que aceitou), um já tem o alinhamento de oradores praticamente definido: é o de 9 de Novembro, o segundo a ter lugar no grande edifício do Campo Grande, e que tem como título/tema «Livros de 1756».
Felizmente, todos as cinco personalidades que eu sugeri para esta iniciativa aceitaram o convite da BN. Vasco Graça Moura, Jorge P. Pires, Miguel Real, Faustino Cordeiro e António de Araújo irão falar, principal e respectivamente, de Voltaire, Francisco Xavier de Oliveira, Gabriel Malagrida, António Ribeiro Sanches e Immanuel Kant. Vasco Graça Moura traduziu o «Poema sobre o Desastre de Lisboa» (Alêtheia); Jorge P. Pires também traduziu aquela obra do grande filósofo francês e ainda o «Discurso Patético» do Cavaleiro (Frenesi); Miguel Real e Faustino Cordeiro dedicaram muito tempo à investigação das vidas, obras e épocas, respectivamente, do padre italiano e do médico português – de que resultou, nomeadamente, para o primeiro, o romance «A Voz da Terra» (QuidNovi), e, para o segundo, duas colectâneas de textos inéditos do cientista natural de Penamacor (edição da respectiva Câmara Municipal); e António de Araújo foi o organizador do livro «Escritos Sobre o Terramoto de Lisboa» do grande filósofo alemão, editado no ano passado pela Almedina.
Em relação à outra (e primeira – será a 19 de Outubro) iniciativa, «250 Anos da Arcádia Lusitana», continua-se a fazer contactos e convites. Espero apresentar em breve os nomes dos respectivos oradores.

Sem comentários: