quinta-feira, março 15, 2012

Ordem: Príncipe… perfeito

Normalmente, estou constantemente a ouvir música. E, nas últimas semanas, tenho estado principalmente a ouvir (novamente) discos do… Artista de quem mais álbuns tenho, que mais vezes ouvi na minha vida, que tem três nos meus «20 mais», um dos quais, aliás, (cujo tema principal é «chuva púrpura») constitui o meu disco preferido. Sim, esse mesmo: Prince.
Essas audições fazem-se, como (quase) sempre, segundo o método, e projecto, que criei há mais de 20 anos e que designo de «Códigos» - sequências diferentes, personalizadas, das canções de cada CD, delineadas segundo o objectivo de «procurar o livro (a história) que há em cada disco». E é um método que tenho tentado, com pouco ou nenhum sucesso, divulgar há mais de 15 anos, junto de editoras, órgãos de comunicação social, lojas de (ou com) música, e até da Associação Fonográfica Portuguesa, como possível meio de incentivar a aquisição de CD’s. Provavelmente, se e quando mais alguém, em especial estrangeiro, tiver a mesma ideia, talvez então lhe dêem importância…
Porém, três dos discos de Prince que voltei a escutar foram-no de uma forma – sim, ainda é possível – inteiramente nova: nas suas (potenciais) versões integrais, isto é, incluindo faixas extra que saíram, aquando das edições originais, apenas em lados B de singles (ou nem isso). Porque tarda a fazer-se um relançamento da obra do «Mago de Minneapolis», em que se proceda à remasterização/remistura e à adição de mais canções, decidi fazer (mais ou menos) essa operação num estilo, digamos, algo «caseiro». A seguir estão, pois, três das minhas sequências para outros tantos álbuns do Sr. Rogers Nelson, acrescidas de faixas extra (indicadas a itálico) tiradas da compilação «The Hits/The B-Sides».       
«1999»: «1999»; «Dance Music Sex Romance»; «Horny Toad»; «Delirious»; «International Lover»; «Automatic»; «Little Red Corvette»; «Irresistible Bitch»; «Something in the Water (Does Not Compute)»; «How Come U Don’t Call Me Anymore»; «Let’s Pretend We’re Married»; «Lady Cab Driver»; «All The Critics Love U in New York»; «Free».
«Purple Rain»: «God»; «Let’s Go Crazy»; «Baby I’m a Star»; «Take Me with U»; «Erotic City»; «Computer Blue»; «Darling Nikki»; «17 Days»; «The Beautiful Ones»; «When Doves Cry»; «Another Lonely Christmas»; «I Would Die 4 U»; «Purple Rain».
«Around The World In a Day»: «Around The World In a Day»; «America»; «Hello»; «Paisley Park»; «Condition of the Heart»; «Pop Life»; «She’s Always in my Hair»; «Raspberry Beret»; «Girl»; «Temptation»; «Tamborine»; «4 The Tears in Your Eyes»; «The Ladder».         
Há outro disco de Prince que eu também sei como «reconstruir e expandir»: «Sign O’ The Times». No entanto, estou impedido tecnologicamente (por enquanto…) de concretizar o («super») «código» para aquela obra, porque, enquanto para completar «1999», «PR» e «ATWIAD» são necessários apenas dois discos, para «SOTT» são precisos (pelo menos) oito! (Também no Esquinas (116).)  

Sem comentários: