terça-feira, abril 25, 2023

Ocorrência: Subscrevi o Apelo em Defesa da Língua

A convite, que obviamente e de imediato aceitei, de Isabel A. Ferreira, subscrevi o «Apelo de cidadãos portugueses ao Presidente da República em defesa da língua portuguesa e contra o Acordo Ortográfico de 1990». Na lista de nomes em anexo sou o Nº 98. O texto foi publicado no blog O Lugar da Língua Portuguesa a 18 de Abril último, tendo sido antes, e no mesmo dia, enviado ao Palácio de Belém. Eis um excerto:
«Trata-se, na verdade, da defesa do nosso Património Linguístico - a Língua Portuguesa - da nossa Cultura e da nossa História, os quais estão a ser vilmente desprezados. Apelamos a Vossa Excelência que, nos termos consagrados na Constituição da República Portuguesa e no uso dos poderes conferidos ao Presidente da República, diligencie uma efectiva promoção, defesa, valorização e difusão da Língua Portuguesa. Apelamos a Vossa Excelência que defenda activa e intransigentemente uma Língua que conta 800 anos de História. Apelamos a Vossa Excelência que contrarie a imposição aos Portugueses da Variante Brasileira do Português, composta por um léxico que traduz acentuadas diferenças fonológicas, morfológicas, sintácticas, semânticas e ortográficas, e essencialmente baseado no Formulário Ortográfico Brasileiro de 1943.»
Esta iniciativa, honrosa e meritória, é mais uma que demonstra que muitos são os portugueses que continuam – e continuarão – inconformados e indignados com a degradação e a destruição que a nossa ortografia em particular, e a nossa cultura em geral, têm sofrido desde que, há mais de 30 anos, alguns politicos de inferior intelecto e diminuta decência decidiram submeter, subalternizar, Portugal aos interesses egoístas de certos sectores do Brasil. Marcelo Rebelo de Sousa, o destinatário deste apelo agora emitido, é sem dúvida um membro de pleno direito desse grupo infame, e há factos que sugerem que no caso dele tal também se deve a motivos pessoais e familiares.
Enfim, este apelo constitui uma excepção no panorama desolador que a Terceira República actualmente proporciona; é um regime em tão acentuado estado de decomposição que as suas mais «altas» figuras decidiram comemorar o dia de hoje convidando para uma sessão solene um criminoso, corrupto e ladrão, um chefe de Estado ilegítimo que é amigo e admirador de terroristas e de ditadores. O que demonstra que «a longa noite socialista» pode sempre ficar mais tenebrosa. 

Sem comentários: