segunda-feira, janeiro 16, 2023

Oráculo: 2023 será outro «Ano Queiroz»

Motivado por um facto infeliz (o falecimento recente de Alfredo Campos Matos), o anúncio já foi feito por Renato Epifânio, Presidente da Direcção do Movimento Internacional Lusófono, no passado dia 6 de Janeiro, tanto no blog MILhafre como no blog Queiroz150: haverá em 2023 um terceiro congresso «Eça de Queiroz 150 Anos»...
... Que, tal como os dois anteriores, resulta de uma ideia e de uma proposta da  minha autoria e terá como objectivo principal a evocação, a análise e a discussão de acontecimentos fundamentais na vida e na obra do autor de «Os Maias» que ocorreram um século e meio antes. Em 2019 foi a comemoração dos 150 anos da inauguração do Canal do Suez, a que Queiroz assistiu, parte de uma viagem pelo Médio Oriente que lhe proporcionou inspiração e material para muitos trabalhos posteriores. Em 2021 foi a celebração dos 150 anos não só da edição do seu primeiro romance - «O Mistério da Estrada de Sintra» - mas também do início da publicação de As Farpas, igualmente em colaboração com Ramalho Ortigão, e ainda da realização das (e da sua colaboração nas) Conferências do Casino. Este ano não faltarão igualmente várias efemérides importantes para assinalar, e as informações relativas à organização da iniciativa e ao modo de nela participar serão divulgadas em datas oportunas pelos canais habituais – conhecidos dos que costumam acompanhar as actividades do MIL.     
Entretanto, e não que tal fosse necessário, continuam a aparecer regularmente provas de que a importância e a influência de Eça de Queiroz nas culturas de língua portuguesa se mantêm intactas. Exemplo mais recente disso é a estreia, hoje, de uma nova série televisiva baseada em «O Crime do Padre Amaro».

Sem comentários: