segunda-feira, fevereiro 08, 2016

Observação: Muito bem um para o outro

Aparentemente, o «apelo» que fiz no passado dia 19 de Janeiro não surtiu grande efeito (que «surpresa»!), e Marcelo Rebelo de Sousa foi mesmo eleito Presidente da República, e à primeira volta, cinco dias depois. E, já agora, fica a pergunta: quem teve a infeliz – e imbecil - ideia de levar a verdadeira bandeira portuguesa, azul e branca, monárquica, para a festa do triunfo do professor-comentador na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa?
Com António Costa como primeiro-ministro, é apropriado dizê-lo: estão muito bem um para o outro! Dois homens sem (ou com mau) carácter, sem escrúpulos, sem honra, apenas preocupados com o seu perfil, o seu percurso, o seu «prestígio»… enfim, com o poder. Vão dar-se lindamente, às «mil-maravilhas»! Não sobrarão, decerto, «factos políticos»! A «reles-pública» portuguesa tem, no Palácio de Belém e no Palácio de São Bento, «inquilinos» ao seu (baixo) nível. O que, aliás, já aconteceu antes… mas, desta vez, os actuais distinguem-se também por terem assumido publicamente atitudes de subserviência perante outros países. 
Curiosamente, eu próprio tenho, tanto de um como de outro, motivos de queixa pessoais, específicos, concretos. O que demonstra até que ponto são abrangentes e profundas as capacidades de ambos na criação de conflitos.

Sem comentários: