segunda-feira, dezembro 31, 2012

Olhos e Orelhas: Terceiro Quadrimestre de 2012

A literatura: «Poesia Lírica e Satírica», Pedro Correia Garção; «Quatro Visões Memoráveis», «Sete Livros Iluminados» e «Cantigas da Inocência e da Experiência», William Blake; «Sem Título», João Afonso Machado; «Nova Teoria do Mal», Miguel Real; «O Quarto Poder», Juan Gimenez; «O depoimento de Randolph Carter» e «A música de Erich Zann», H. P. Lovecraft.
A música: «Sempre de Mim», Camané; «Na Corrente», Carlos Paredes; «St. Anger», «Death Magnetic» e «Lulu» (com Lou Reed), Metallica; «Procura-se», Susana Félix; «Andrea», Andrea Bocelli; «Fado Global - Vol. 6», Carlos Zel, Fernando Maurício, João Braga, Maria da Fé, Rosa Madeira, e outros; «Quartetos para Cordas», Wolfgang Amadeus Mozart (pelo Quarteto de Cordas de Leipzig).
O cinema: «48», Susana de Sousa Dias; «Erguer do Planeta dos Macacos», Rupert Wyatt; «Eu Sou o Número Quatro», D. J. Caruso; «Antwone Fisher», Denzel Washington; «Rainha dos Danados», Michael Rymer; «21 Gramas», Alejandro González Iñárritu; «Invictus», Clint Eastwood; «Max Payne», John Moore; «"A" Fácil», Will Gluck; «Três Cores - Azul», «(...) - Branco» e «(...) - Encarnado», Krzysztof Kieslowski; «Os Vingadores», Joss Whedon; «A Cidade», Ben Affleck; «Os Sonhadores», Bernardo Bertolucci; «Invasão Mundial/Batalha - Los Angeles», Jonathan Liebesman; «Possessão», Neil LaBute; «Os Próximos Três Dias», Paul Haggis; «O Não-Nascido», David S. Goyer; «Tron - Legado», Joseph Kosinski; «O Americano», Anton Corbijn; «Homens de Negro 3», Barry Sonnenfeld; «O Assassinato de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford», Andrew Dominik; «Beira da Escuridão», Martin Campbell; «Os Jogos da Fome», Gary Ross; «Emprenhada», Judd Apatow; «Juno», Jason Reitman; «Amor Acontece», Brandon Camp; «O Barão», Edgar Pêra; «Data Devida», Todd Phillips; «O Cavaleiro Negro Ergue-se», Christopher Nolan; «Os Perdedores», Sylvain White; «Idade do Gelo - Deriva Continental», Michael Thurmeier e Steve Martino.
E ainda...: «Gangnam Style», Psy; FNAC Chiado - Exposições «4/365 - Fotografias de Ana Maria Russo» + «Pathé Fréres 1908/1911 - Fotografias da Colecção da Cinemateca Portuguesa/Museu do Cinema»; «Californicação» - 4ª época; «O Fenómeno "Tron"» (extras da edição em Blu-Ray do filme); Casa da Comarca da Sertã (Lisboa)/DG Edições - Apresentação do livro «Sem Título» de João Afonso Machado; Sociedade da Língua Portuguesa/Movimento Internacional Lusófono - debate «Há alternativas ao Euro?» com Artur Baptista da Silva e Pedro Braz Teixeira; Pottermore - «A unique online Harry Potter experience from J. K. Rowling»; Centro de Estudos Anglísticos (da Faculdade de Letras) da Universidade de Lisboa - colóquio internacional «Mensageiros das Estrelas - Edição II»; Biblioteca Nacional de Portugal - Exposição «Marcos Portugal (1762-1830) - 250 anos do nascimento» + «José Augusto França - Exposição bibliográfica (1949-2012)» + Mostra «300 anos do "Vocabulário" de Bluteau - O estudo e a ilustração da língua» + Mostra «Manuel Viegas Guerreiro (1912-1997)»; RTP2 - «Câmara Clara» (última emissão); «Ervas» - 8ª época (última); «Monty Python - Quase a Verdade (A Versão dos Advogados)».

quinta-feira, dezembro 27, 2012

Orientação: Sobre um «Processo», no Público

Na edição de ontem (Nº 8296) do jornal Público, e na página 39, está o meu artigo «Processo Retro-ortográfico Sem Curso». Um excerto: «(…) É de perguntar a todos aqueles que sugerem, ou acusam mesmo, os actuais governantes de serem "fascistas" e que os ameaçam com hipotéticos golpes militares, se: antes de mais, sabem ou se lembram como é que era, e o que implicava, o verdadeiro fascismo, mais concretamente a sua versão portuguesa salazarista-marcelista; e se eles próprios exercem o mais básico acto de anti-fascismo que é… não escrever segundo o "aborto pornortográfico". Que é, mesmo, neo-fascista e neo-colonialista; os seus criadores, os seus proponentes e defensores são, mesmo, neo-fascistas e neo-colonialistas. Quem tem dúvidas pode dissipá-las ouvindo Fernando Cristóvão numa entrevista concedida em 2008, que esclarece o que pensam os "acordistas" sobre o processo legislativo num regime democrático – em que, supostamente, as leis não são dogmas nem mandamentos, e, logo, são alteráveis e revogáveis – e a independência, a soberania – cultural e não só – dos países africanos de língua oficial portuguesa. (…)» Transcrição parcial no sítio da Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. (Também no Esquinas (135).)

domingo, dezembro 23, 2012

Outras: Boas leituras

No sítio Goodreads existem quatro páginas dedicadas a outros tantos livros meus – duas colectâneas colectivas de contos, um «romance» e uma tradução de um autor estrangeiro: «A República Nunca Existiu!» (2008, Saída de Emergência); «Espíritos das Luzes» (2009, LeYa/Gailivro/1001 Mundos); «Poemas» de Alfred Tennyson (2009, Saída de Emergência); «Mensageiros das Estrelas – Antologia de Contos de Ficção Científica e Fantástico» (2012, Fronteira do Caos). Três inserem-se, precisamente, no género FC & F; e o quarto, que reúne 50 dos poemas do grande escritor inglês, inclui vários marcados indelével e indubitavelmente pela fantasia, pelo insólito, pelo misterioso e pelo maravilhoso… e pelo assustador, de que são exemplos «As fadas do mar», «O Kraken», «O Palácio da Arte», «Um sonho de mulheres formosas» e «Morte de Artur». Boas leituras… e Boas Festas! Aliás, daqui a um ano, e se tudo correr bem e conforme o previsto, haverá mais «Festas» para celebrar. (Também no Simetria. 

terça-feira, dezembro 18, 2012

Outros: «UNP» na TL

Na edição de Dezembro de 2012 (Nº 243) da revista Tempo Livre, e na página 13, está uma referência à publicação, este ano, do meu livro «Um Novo Portugal – Ideias de, e para, um País». Inclui, especificamente, um excerto da minha breve introdução («Exp(l)i(c)ação»), em que revelo que «esta obra ilustra igualmente a minha evolução pessoal, mental, ideológica, de (inconsciente) republicano comunista, na esquerda, a (consciente) monárquico conservador, na direita. Em comum em todo o percurso, inalterável, sempre a vontade de apontar, denunciar, problemas e de propor, expor, soluções.» É de assinalar o facto de este número do órgão de informação do INATEL ter uma tiragem superior a 140 mil exemplares. 

domingo, dezembro 09, 2012

Observação: Nem dadas!

Não é a primeira nem, certamente, será a última empresa portuguesa a lançar no mercado nacional, e, logo, principalmente, preferencialmente, para os consumidores portugueses, um produto ou um serviço com uma designação em inglês. Porém, a Porto Editora não é, neste âmbito, uma empresa qualquer, e não só por se ter especializado em dicionários e em manuais escolares: é «apenas» a entidade privada que mais tem preconizado, no nosso país, a aplicação do malfadado «acordo ortográfico de 1990»…
… Pelo que não pode deixar de ser considerado incongruente, e até ridículo, que uma das suas mais recentes iniciativas editoriais tenha sido denominada como… «Book Gift»! Sim, tanto «amor» pela língua portuguesa, tanto «empenho» na sua defesa, tanto «esforço» na sua valorização… e «uniformização»! Há, pois, motivos para esperar que, se voltarem a dar um tom anglófono a um próximo lançamento, não hesitarão em utilizar palavras com «ph» e consoantes repetidas, que só em português são «arcaicas»… Por exemplo, «Reading Support»; ou «Philosophy Essentials»; ou, emulando a SIC e a TVI, cujos espaços para as crianças são, respectivamente, SIC K e K Kanal (mais um «k» e estariam a envergar capuzes brancos), uma colecção para os mais novos intitulada «Kids Colection»… porque, enfim, «coletion» não ficaria bem, não é verdade?     
Como com qualquer livro ostentando o símbolo da Porto Editora, estas «Book Gift(s)» são, se possível, de evitar, de boicotar, não comprar. Nem dadas! (Também no Esquinas (134). Referência no sítio da ILCAO.)