sexta-feira, novembro 26, 2010

Orientação: Sobre uma «ocupação» pela CML

A partir de hoje no Esquinas (81) e no MILhafre (21) está um relato de uma apropriação muito pouco ética, feita pela Câmara Municipal de Lisboa, de elementos do projecto Ópera do Tejo/Lisboa Pré-Terramoto de 1755, que eu iniciei em 2004.

quarta-feira, novembro 17, 2010

Opções: Pelo Jardim Botânico de Lisboa

Assinei hoje a petição «Em defesa da missão do Jardim Botânico e da sua sustentabilidade ambiental, social e económica a longo prazo…» Quem quiser fazer o mesmo deve ir aqui. Esta é uma posição que reiterei no Esquinas (80) e no MILhafre (20).

domingo, novembro 14, 2010

Obrigado: Aos que…

… Me convidaram para estar presente enquanto orador, e, por isso, também aos que me ouviram, no colóquio «Mensageiros das Estrelas», na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a 3 de Novembro, e no Fórum Fantástico 2010, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa, a 13 de Novembro.
Junto aqui, nos agradecimentos, os dois eventos porque, para além das proximidades temática e temporal, houve pessoas em comum a ambos. Um exemplo, Safaa Dib, responsável com Rogério Ribeiro pelo Fórum, e que também integrou a comissão organizadora do «Mensageiros», juntamente com Adelaide Serras, Ana Coelho, Ana Martins, Angélica Varandas, Duarte Patarra, José Duarte e Luís Filipe Silva - uma equipa em estreita ligação com o Centro de Estudos Anglísticos da FLUL, entidade que foi a principal responsável pela iniciativa. Outro exemplo, David Soares, que esteve ao meu lado nos dois encontros; no primeiro, acompanharam-nos na nossa sessão António de Macedo, Inês Botelho e Margarida Vale de Gato; no segundo, acompanharam-nos na nossa sessão João Barreiros e Rui Tavares.
Por fim, um agradecimento especial: a Gisela Monteiro pelas fotografias na FLUL e na BMOR, embora, obviamente, eu não constituísse o pretexto principal das mesmas ;-) ; e a Raquel Garrido pelos vídeos de «Lisboa Fantástica».  

terça-feira, novembro 02, 2010

Oráculo: Dia 13 no FF 2010

Entre os próximos dias 12 e 14 de Novembro vai realizar-se, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Lisboa (Telheiras), o Fórum Fantástico 2010. É organizado pela Épica/Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes, que me convidou para estar presente como participante num painel marcado para o dia 13, entre as 15 e as 16 horas, sobre o tema «Lisboa Fantástica» - para o qual foram também convidados David Soares, João Barreiros e Rui Tavares, este como moderador. (Referência também aqui e aqui.)