segunda-feira, setembro 27, 2010

Orientação: Sobre centenários, no Público

Na edição de hoje (Nº 7480) do jornal Público, e na página 31, está o meu artigo «Em 2010, “não” a 1910, “sim” a 1810!» - é não só mais um texto sobre, e contra, o Centenário da República, mas também a favor da evocação da Guerra Peninsular, no bicentenário desta. (Referência também no Esquinas (78) e no MILhafre (18).)
Outras menções: Arundel; Causa Monárquica; Família Real Portuguesa; Mania de Escrever; Núcleo Monárquico de Abrantes; Pena e Espada; Plataforma do Centenário da República; Real Associação da Beira Litoral; Textos do Dolicocéfalo.
(Adenda: a todos os que pensaram, disseram e/ou escreveram que eu fui demasiado agressivo ou exagerado neste meu artigo, aconselho a que leiam outro artigo, de Vasco Graça Moura, sobre o tema; atentem no que alguém que se assume como republicano afirma sobre o período 1910-1926, e, principalmente, como leva ainda mais longe a comparação com o nazismo, ao mencionar o genocídio feito em Angola durante a Primeira Guerra Mundial.)

quinta-feira, setembro 16, 2010

Orientação: Sobre a imagem de Portugal

No Esquinas (77) e no MILhafre (17) está a partir de hoje uma reflexão sobre o que afecta e o que não afecta a imagem de Portugal, a partir de exemplos dados pelo (ainda) ministro Luís Amado.

quarta-feira, setembro 15, 2010

Obrigado: Aos que compareceram...

... Ontem, no Club Setubalense, para assistir e participar na 11ª edição da Tertúlia «Eis Bocage... Conversas de Botequim», em que «Espíritos das Luzes» constituiu o elemento central. Iniciativa realizada sempre na véspera do Dia da Cidade de Setúbal, que é também o do nascimento de Manuel Maria Barbosa du Bocage e feriado municipal, é por isso um dos momentos mais marcantes das Comemorações Bocagianas.
Agradeço aos actores que leram excertos (seis no total) do meu livro: Susana Brito e Susana Ganilho (Teatro Animação de Setúbal), Fernando Casaca e Rita Sales (Teatro do Elefante), Eduardo Dias e José Lobo (Teatro Estúdio Fontenova). Agradeço a Marcos Magalhães, d’Os Músicos do Tejo, que, nos intervalos entre as leituras, tocou no cravo peças musicais de, entre outros compositores, Carlos Seixas, João Baptista Avondano e José Joaquim dos Santos.
E agradeço principalmente a Manuel Augusto Araújo, assessor para a cultura da Câmara Municipal de Setúbal: que, antes de o contactar e conhecer, já tinha lido e gostado muito de «Espíritos das Luzes» - e voltou a demonstrá-lo no encontro de ontem, proferindo palavras elogiosas sobre o meu trabalho; que foi, pois, o principal responsável por esta enorme honra concedida ao meu livro e a mim – a de nos integrarmos, em lugar de destaque, na homenagem a um dos maiores escritores portugueses feita todos os anos pela sua cidade.

quinta-feira, setembro 09, 2010

Outros: «A República...» na TVI24

Na emissão de hoje do programa da TVI24 «Livraria Ideal», de João Paulo Sacadura, o entrevistado foi Miguel Real. Foram mostradas e mencionadas algumas das obras que escreveu e/ou em que participou, entre as quais «A República Nunca Existiu!» - mais ou menos a partir dos 17m30s, e depois também durante o genérico final.