sexta-feira, maio 26, 2017

Oráculo: A 2 de Junho, no ISCTE-IUL…

… Na sala C1.04 do Edifício II daquele instituto, e a partir das 18 horas, será apresentado o meu novo livro «Nautas – O início da Sociedade da Informação em Portugal». Como anunciei anteriormente, é uma obra que reúne os meus melhores artigos (três deles premiados) sobre o processo de digitalização e de modernização tecnológica do nosso país, impulsionado por José Mariano Gago, e a sua edição coincide com o vigésimo aniversário do lançamento do «Livro Verde para a Sociedade da Informação», em Maio de 1997.
A apresentação será feita, além de por mim, por Renato Epifânio, Presidente da Direcção do Movimento Internacional Lusófono, entidade que publica este meu livro, e por Vasco Matos Trigo, actualmente Coordenador do Gabinete de Comunicação e Multimédia do ISCTE-IUL, e que, enquanto jornalista da RTP, esteve, tal como eu, entre os que mais cedo e mais de perto acompanharam as grandes mudanças que então – na transição de década, século e milénio – se verificaram em Portugal a partir do sector das comunicações.
A ilustração da capa, intitulada «Fernando Pessoa actualiza-se», foi feita pela minha filha Cláudia dos Santos, e baseia-se, obviamente, no «Retrato de Fernando Pessoa», de José Almada Negreiros. Agradeço mais uma vez a Catarina e a Rita Almada Negreiros, netas do genial artista, a aprovação da utilização, por nós, daquela obra. (Referência no Cedilha e no MILhafre.)

Sem comentários: