Hoje
cumprem-se dez anos desde a primeira apresentação, feita na FNAC Chiado, em Lisboa, do meu livro – e primeiro romance - «Espíritos das Luzes». Uma
fotografia que a minha esposa me tirou, nesse já algo distante dia 8 de Abril
de 2009, junto ao cartaz relativo ao evento colocado naquele espaço, ainda é a
imagem que me identifica no Google (Blogger e Gmail) – só isto é indicativo do
quanto esta obra foi, é, e será sempre importante para mim.
Naquela
ocasião acompanharam-me, na mesa, Pedro Reisinho – então editor da
Gailivro/1001 Mundos, a quem devo primeira e principalmente a publicação de
«Espíritos das Luzes» - e Miguel Real, cuja intervenção seria pouco depois (a
22 de Abril) transcrita e desenvolvida no Jornal de Letras, Artes e Ideias. Tal
foi a primeira análise, ou crítica, publicada sobre o meu livro; a mais
recente, e bem menos extensa, embora também positiva, foi inserida na página do Wook referente àquele a 17 de Agosto de 2018, escrita pelo leitor Ricardo
Gomes: «Romance criativo e inovador acerca de
várias personagens importantes da história portuguesa. Uma mistura de ficção
científica com romance histórico sendo um texto bastante criativo.» Pelo meio
houve, obviamente, mais, nem sempre favoráveis; neste âmbito, é inevitável
mencionar as feitas por Jorge Candeias e por Artur Coelho, ambas a
suscitarem-me uma e outra respostas que diria serem conclusivas e até
definitivas; e ainda a feita (no GoodReads, tal como as daqueles dois
extremo-esquerdistas e acordistas) por uma leitora que não compreendeu o
contexto e os pressupostos da obra. Pelo contrário, quem os percebeu
perfeitamente foi Malcolm Jack, então presidente da Beckford Society, que me
concedeu o privilégio de uma recensão no boletim daquela instituição inglesa.
O que
distingue igualmente «Espíritos das Luzes» na minha bibliografia, e até, quase
de certeza, em comparação com as de muitos outros escritores, é que constituiu,
bem como o processo criativo que esteve na sua origem, uma base para outras actividades,
projectos e iniciativas. Um pouco de história: comecei a prepará-lo e a
escrevê-lo em 2003, a seguir à edição de «Visões», e terminei-o, tal como
pretendia, em 2005, a tempo dos 250 anos do terramoto de 1755, mas então
nenhuma das editoras a quem o propus o aceitou; entretanto, nos quatro anos que
ainda demoraria a sua publicação, consegui concluir e fazer editar «Os Novos Descobrimentos» (com Luís Ferreira Lopes, em 2006) e «A República Nunca Existiu!» (com 13 outros autores, em 2008); antes, em 2004, iniciei os
contactos para a formação de uma equipa que procederia à recriação virtual da
Ópera do Tejo (edifício destruído, como muitos outros, aquando do cataclismo),
cujo primeiro «protótipo» foi mostrado a 3 de Novembro de 2005 num colóquio
realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; o projecto seria
posteriormente reformulado e ampliado para abranger a Lisboa Pré-Terramoto de 1755, e, já neste formato, foi tema de comunicações levadas a vários encontros
de âmbito académico, principalmente no nosso país - são de destacar um em Braga
e outro na capital - mas também no estrangeiro. O meu trabalho em «Espíritos das Luzes»
possibilitou-me igualmente o início de uma relação próxima e profícua com a
Biblioteca Nacional de Portugal que se mantém ainda hoje: em 2004 tornei-me um dos mecenas da BNP ao financiar a restauração de um exemplar de «O Uruguai», de
José Basílio da Gama, obra de 1769 que seria mencionada, tal como o seu autor,
em «Espíritos…»; em 2006 decorreram na Biblioteca os dois primeiros eventos por
mim propostos e co-organizados nela, ambos alusivos a celebrações de 250 anos –
um sobre a Arcádia Lusitana e outro sobre cinco obras fulcrais datadas de 1756;
vieram a seguir outros colóquios e congressos, dos quais apenas um de temática,
pode dizer-se, claramente setecentista – o dedicado a Luís António Verney, em 2013 nos 300 anos do nascimento do autor de «Verdadeiro Método de Estudar», do
qual resultaria também um livro, efeméride da qual me apercebi, obviamente, na preparação
do meu romance. Nunca é de mais referir, aliás, que Verney é uma das
personagens fundamentais de «Espíritos…»
… E outras duas personagens fundamentais do meu
livro possibilitaram que o levasse e o divulgasse para fora de Lisboa, em
encontros que, decorridos já vários anos, ainda recordo com afeição e gratidão
para com aqueles que os tornaram possíveis: António Ribeiro Sanches, em 2009,
na Câmara Municipal de Penamacor, aquando da comemoração dos 800 anos do foral
daquela vila; e, como não podia deixar de ser, Manuel Maria du Bocage, em 2010,
no Club Setubalense, na véspera do dia (feriado) daquela cidade, o do
aniversário do nascimento do grande poeta. Enfim, uma década depois, é
indubitável que «Espíritos das Luzes» me proporcionou bastantes momentos e
motivos de alegria e de orgulho. E, quem sabe, talvez me venha a proporcionar
mais alguns no futuro. (Também no MILhafre, Ópera do Tejo e Simetria.)
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