segunda-feira, abril 07, 2008

Outros: Uma mensagem de um leitor

Recebi hoje esta mensagem:

(…) Chamo-me Bruno Fonseca e sou estudante de Antropologia aqui em Lisboa, mas já estive em História no Porto (de onde sou). (…) Venho dar os parabéns pelo livro «A Republica Nunca Existiu!», que é, a meu ver, uma obra pioneira da História Alternativa aqui em Portugal. Sei que muita gente participou mas dou-lhe os meus parabéns a si por, por um lado, ter coordenado aquele excelente trabalho, e, por outro, porque o seu conto «A marcha sobre Lisboa» ser o meu preferido . Pode-se mesmo lamentar que as coisas não se tenham passado daquele forma, que não tenha havido alguém forte (porque não um rei?) capaz de deter a besta do Salazar! Li aquele conto ao fim de um dia em que estava particularmente triste e até fiquei mais animado, embora ao mesmo tempo lamentasse por aquilo não ser verdade... Devido a coisas que passei, e embora só tenha nascido nos anos 80, odeio profundamente o fascismo! Acho mesmo que muitos dos problemas do Portugal de hoje têm origem na mentalidade mesquinha de muita gente... que foi moldada pelo Estado Novo. (…)

Quero agradecer ao Bruno por: ter comprado o livro; ter gostado dele; ter tido o trabalho, e o cuidado, em me contactar; ser um adepto da literatura fantástica em geral e da história alternativa em particular; e concordar comigo em como Salazar foi a pior desgraça que aconteceu em Portugal no último século.

Sem comentários: