sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Outros: Na Visão e no Público (outra vez)

Mais duas referências na imprensa ao livro «A República Nunca Existiu!». Uma na revista Visão e outra no jornal Público (pela segunda vez).
Na Visão Nº 779, editada ontem, 7 de Fevereiro de 2008, na página 114, um dos cinco textos - assinados por L. A. M. (que suponho serem as iniciais de Luís Almeida Martins) - sobre outras tantas obras recentes relacionadas com D. Carlos e com o Regicídio é dedicado ao «livro dos 14»; e nele se afirma que «A República…» é «um volume de contos de qualidade variável mas uniformemente absorvente.»
No Público Nº 6522, de hoje, 8 de Fevereiro de 2008, na página 44 do caderno Ípsilon, está uma recensão do livro (intitulada «E se não tivesse havido regicídio?») assinada por Luís Miguel Queirós - que já escrevera textos sobre o duplo assassinato de há 100 anos (e os livros sobre o tema) na edição deste jornal de há uma semana. Tendo atribuído ao nosso livro a classificação de duas estrelas (num máximo de cinco), LMQ afirma que, por só estarem presentes «dois ficcionistas consagrados (João Aguiar e Miguel Real) (…), o resultado literário raramente seja convincente. Muitos destes contos partem de boas ideias, mas, algumas vezes, valem apenas por isso.» Porém, e também por causa disso, «do que o leitor desta antologia não se poderá queixar é de falta de variedade. (…) Há abordagens para satisfazer todos os gostos.»
Relativamente a esta «crítica», não me «queixo» da baixa classificação, do «erro de contagem» (são 14 autores e não 13) nem das considerações pouco entusiasmadas (e entusiasmantes). «Queixo-me», sim, de LMQ voltar a revelar, agora da maioria dos contos, pormenores fundamentais, quando não os próprios finais dos mesmos! Porém, e mais uma vez, garanto que não estou zangado. O mesmo não dirão talvez os potenciais compradores e leitores do livro…

Sem comentários: