domingo, outubro 01, 2006

Orientação: «Simetria Sonora» já está «no ar»

A partir de hoje, 1 de Outubro de 2006, Dia Mundial da Música, está acessível no sítio da Simetria o espaço do projecto «Simetria Sonora».
Proposto por mim a esta associação portuguesa de ficção científica e fantástico, da qual eu sou associado, a «Simetria Sonora» consiste fundamentalmente numa base de dados, numa lista de discos de artistas portugueses (alguns) e estrangeiros (principalmente) – para começar estão 100 - que se inserem no que poderíamos designar de música popular contemporânea de expressão – ou de influência – anglo-americana. Porém, o que distingue as obras nela indicadas é o facto de os seus temas (na sua totalidade, maioria ou até numa minoria significativa e preponderante), os sons, as suas letras, a ideia-chave ou o conceito principal – incluindo gráfico e audiovisual (capa, livrete, vídeos) – os colocarem num «género» que poderíamos designar de... ficção científica e fantástico; e que pode incluir, além de futurologias diversas e de revisionismos históricos variados, o bizarro, a fantasia, o terror, o horror... Ou nem tanto: estados alterados, sonhos e pesadelos, realidades alternativas ao estilo «Quinta Dimensão» («Twilight Zone»).
A «Simetria Sonora» estará sujeita a um processo de actualização permanente, coordenado por mim, e tal como haverá «entradas» também poderá haver «saídas» - se entretanto se concluir que afinal não se justifica que determinada obra se mantenha na lista. Para ambos os casos a Simetria conta com o contributo, com a participação de todos. Por isso, enviem as vossas propostas, informações, pensamentos e outras sugestões sobre este assunto para o endereço de correio electrónico indicado naquele espaço.

Sem comentários: