segunda-feira, novembro 20, 2017

Oráculo: Colóquio sobre FdH, a 4 do 12

No próximo dia 4 de Dezembro decorrerá, no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, o colóquio «Francisco de Holanda (1517-2017) – Pintura e Pensamento». É mais uma organização do Movimento Internacional Lusófono e do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira segundo uma sugestão e uma iniciativa minhas, na sequência dos eventos similares (assentes em efemérides significativas) dedicados a Luís António Verney em 2013 (aquando dos 300 anos do nascimento), a Afonso de Albuquerque em 2015 (aquando dos 500 anos da morte) e a Francisco Manuel de Melo em 2016 (aquando dos 350 anos da morte).
Este colóquio pretende ser (mais) um contributo para (re)descobrir uma das figuras mais importantes, fascinantes e inspiradoras da história nacional – falecida em 1584, quatro anos depois de Luís de Camões. Já neste ano, entre 6 de Abril e 24 de Junho, esteve patente ao público, no Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, a exposição «Francisco de Holanda - Desejo, Desígnio e Desenho (1517-2017)», dedicada a «um homem ímpar na história da cultura portuguesa. Pintor, desenhador, arquitecto, iluminista, ensaísta, idealista, foi um intelectual com o verdadeiro peso que a palavra tem. (…) Artista de relevo na cena renascentista nacional e internacional, que contribuiu de forma determinante para a (ruptura) com a mentalidade lusitana, cristalizada noutras épocas (…), uma personalidade ímpar, singularizada pela incessante procura do saber, (…) (que contribuiu) para a história da arte, numismática, arquitectura militar e urbanismo, (…) (que deixou um) legado artístico e filosófico (enquanto) humanista que consagrou a sua vida a desenhar, a projectar uma nova cidade de Lisboa, e a escrever, designadamente sobre o artista e o seu papel na sociedade, sobre a arte do desenho e as suas virtudes, sobre os planos de defesa da cidade, sobre a Europa e o Mundo no séc. XVI.»
A lista de oradores do colóquio inclui os nomes de Américo Pereira, António Moreira Teixeira, Idalina Maia Sidoncha, J. E. Mikosz, José Almeida, José Carlos Pereira, Manuel Cândido Pimentel, Manuel Curado, Maria de Lourdes Sirgado Ganho, Mendo Castro Henriques, Paulo de Assunção, Samuel Dimas, Teresa Amado e Teresa Lousa. António Braz Teixeira será o moderador na parte da manhã e eu serei o moderador na parte da tarde. (Referência no Cadernos de Daath.

Sem comentários: