terça-feira, agosto 06, 2013

Outros: Parabéns a Tennyson…

… A Lord Alfred Tennyson, à sua memória, à sua obra, à sua descendência, por mais um aniversário do seu nascimento que se celebra hoje. E a publicação, em 2009, de (cinquenta) «Poemas», escolhidos e traduzidos por mim, daquele grande escritor inglês, uma iniciativa – e um projecto, e um livro (ao qual o jornal Público deu «cinco estrelas») – com a qual pretendi então assinalar os 200 anos do seu nascimento e os 150 anos da sua visita a Portugal, não significou, muito pelo contrário, o fim do meu interesse na vida e na obra do laureado poeta, e no impacto que actualmente ele ainda tem. Continuo a procurar na Internet novas fontes de informação e de fascínio…
… E o que desta vez tenho para oferecer, para divulgar, relaciona-se com as suas casas… ou, pelo menos, com algumas delas. Antes de mais, aquela em que nasceu, em Somersby, no Lincolnshire, geminada à igreja de St. Margaret, onde foi baptizado e o pai de Alfred Tennyson era reitor. A seguir, Farringford, na Ilha de Wight, para onde se mudou a 25 de Novembro de 1853… há 160 anos; actualmente, é um estabelecimento hoteleiro; e a permanência do poeta naquela ilha, na qual era igualmente «vizinho» da família real britânica, motivou a concepção, por uma equipa da Universidade de Portsmouth, de um sítio (mais ou menos) interactivo denominado «Círculo das Celebridades de Tennyson», sobre os famosos artistas amigos de Alfred que a ele ali se lhe reuniam regularmente – e que incluíam, entre outros, John Millais, Julia Margaret Cameron e Lewis Carroll.
Dois outros locais de visita obrigatória para todos os que querem saber mais sobre o autor de «A carga da brigada ligeira» são a Tennyson Society e o Tennyson Research Centre. (Referência no Portugal dos Pequeninos.  

Sem comentários: