quinta-feira, setembro 27, 2012

Observação: nAO a PSL

Coloquei no blog de Pedro Santana Lopes, no passado dia 25 de Setembro, um comentário que, na verdade, era – é – mais uma mensagem, não sobre o que ele escreveu mas sim sobre como ele escreveu. O ex-presidente do PSD, ex-primeiro ministro, ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ex-secretário de Estado da Cultura, ex-presidente do Sporting e ex-deputado não o publicou (até agora), nem é de esperar que o faça…    
… Porque foi isto o que lhe escrevi: «”Atuais”?! “Objetivos”?! Finalmente rendeu-se ao «aborto pornortográfico», essa abjecção ilegítima, ilegal, ridícula e inútil, que Aníbal Cavaco Silva, esse “portento” de “coragem”, “cultura” e “sensatez” não só não desautorizou como, pelo contrário, apoiou? E que nesse processo se serviu de si como “moço de recados”? O mesmo Cavaco que lhe deu, depois, tantas demonstrações de desprezo e de ingratidão? Porém, noto que, no jornal Sol, o senhor continua a escrever em Português Normal, Decente e Correcto. Afinal, como é? Creio que se está no momento de se decidir... definitivamente. De optar pela dignidade… ou prescindir dela.»
Desde 2004 foram várias as vezes em que, em conversas com outras pessoas, em mensagens que enviei, e em artigos que escrevi, defendi o actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, alvo da mais infame e mais injusta (tentativa de) destruição de carácter que já se viu neste país depois do 25 de Abril de 1974. Eu não tenho memória curta: ao sucessor de José Manuel Durão Barroso à frente do governo foram apontados quase todos os defeitos – e atirados quase todos os insultos – possíveis e imaginários… e isto antes de todo o Portugal saber, sem qualquer dúvida (a mim não me surpreendeu, pois sabia, e avisei, do que ele era capaz), o que José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa foi e é, o que fez e o que não fez.
Porém, há sempre um ponto a partir do qual alguém pára de merecer o nosso (neste caso, o meu) empenho. Esse nec plus ultra é, para mim, o AO90, que qualquer português digno desse nome – e em especial um político – tem o dever de rejeitar e de combater incansável e incondicionalmente. Pedro Santana Lopes juntou-se aos desistentes e aos colaboracionistas. Estou desiludido? Sim. Estou surpreendido? Não.
(Adenda - Afinal, publicou hoje (sábado, 29 de Setembro) o meu comentário. No entanto, não espero que se arrependa e que volte a escrever correCtamente.)  

Sem comentários: