terça-feira, abril 09, 2013

Orientação: Sobre a ILCAO, no seu sítio

A partir de hoje está no sítio da Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico - que subscrevi há dois anos - o meu artigo «Iniciativa meritória, inédita, corajosa». 
Um excerto: «A conclusão inevitável é que, em Portugal, a tão propalada “democracia (quase) directa”, e os instrumentos que a possibilita(ria)m, são administrados… de uma forma demasiado parcimoniosa, prepotente, tendenciosa, oportunista. Veja-se o referendo: de certeza que já poderia ter sido utilizado para mais do que deliberar sobre a (despenalização da) interrupção voluntária da gravidez e sobre a regionalização; a realização de uma consulta à população sobre a implementação de uma “nova ortografia” poderia e deveria ser uma opção óbvia… e o resultado final não deixaria de ser previsível: a rejeição. E é por isso mesmo que esse referendo não foi feito.»
Agradeço à ILCAO em geral, e a João Pedro Graça em particular, o simpático convite para expressar a minha opinião, para dar o meu contributo, necessariamente modesto, a uma causa, a uma luta, que continua! Muito obrigado também por isso.       

Sem comentários: