segunda-feira, novembro 04, 2019

Oráculo: Evocar Eça de Queiroz, de 15 a 18

Foi a 23 de Janeiro passado que anunciei aqui pela primeira vez a realização do congresso «Eça de Queiroz, nos 150 anos do Canal do Suez», divulgando ao mesmo tempo (a ligação para) o blog específico sobre aquele, criado pelo Movimento Internacional Lusófono para a difusão das informações relevantes relativas à iniciativa, ao homenageado, à efeméride e à época histórica em que se inserem.
Então já eram apontados os dias em que o evento decorreria: 15, 16, 17 e 18 de Novembro, o que se confirma. No primeiro e no quarto serão apresentadas as comunicações pelos seus autores: a 15 (sexta-feira) na Sociedade de Geografia de Lisboa, sendo o painel da manhã moderado por Renato Epifânio e o da tarde por Rui Lopo; a 18 (segunda-feira) na Biblioteca Nacional de Portugal, sendo o painel da manhã (mais uma vez) moderado por Renato Epifânio e o da tarde por mim. No segundo e no terceiro dias será tempo de actividades complementares mas não menos significativas: a 16 (sábado) decorrerá um almoço na SGL em que Ferreira Fernandes, actual director do Diário de Notícias, fará uma alocução alusiva à colaboração do autor d’«A Relíquia» com aquele jornal aquando da sua viagem ao Médio Oriente para cobrir como jornalista a inauguração da passagem entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, e isto no mesmo dia em que o DN, na sua agora habitual edição semanal, inclui um caderno especial de oito páginas com reproduções dos textos enviados por Eça de Queiroz; a 17 (domingo) – dia exacto da efeméride – far-se-á (da parte da tarde) um «passeio cultural pela Lisboa de Eça e da “Geração de 70”», conduzido por Fabrizio Boscaglia, ele próprio um dos oradores do congresso. O programa completo pode ser consultado aqui, e avisa-se que as presenças tanto no almoço de 16 como no passeio de 17 de Novembro são sujeitas a inscrição prévia.
Enfim, recorda-se que Annabela Rita integra a comissão organizadora do congresso, juntamente comigo, Renato Epifânio e Rui Lopo. E renova-se o agradecimento às outras instituições que colabora(ra)m com o MIL para a concretização da iniciativa. (Também no MILhafre.)

Sem comentários: