sábado, julho 29, 2006

Outros: «OND» no Expresso

Hoje, 29 de Julho de 2006, na edição Nº 1761 do Expresso, mais concretamente na sua rubrica «Cem por Cento» inserida no suplemento de economia (página 2) daquele jornal, Nicolau Santos faz uma referência ao livro «Os Novos Descobrimentos – Do Império à CPLP: Ensaios sobre História, Política, Economia e Cultura Lusófonas», escrito por mim e por Luís Ferreira Lopes e editado este mês pela Almedina.
No seu (pequeno) artigo «Dez anos de CPLP», o jornalista e director-adjunto daquele semanário – que conheci pessoalmente aquando da sessão de apresentação do livro, que decorreu, recorde-se, no passado dia 17 na Livraria Almedina do Atrium Saldanha em Lisboa, e em cuja mesa estiveram, além dele e dos autores, Adriano Moreira, Manuel Ennes Ferreira e Carlos Pinto Coelho – escreve, entre outras, as seguintes considerações: «A Comunidade de Países de Língua Portuguesa cumpriu dez anos de existência, com uma cimeira na Guiné-Bissau. (...) Em Portugal, a data só foi assinalada pelo lançamento do livro "Os Novos Descobrimentos", de que é co-autor o jornalista da SIC, Luís Lopes. (...) A CPLP é uma excelente ideia, que já teve algumas vitórias (...) mas está muito aquém de realizar todo o seu potencial. (...) Temos a obrigação e o dever de ser o grande motor de afirmação da CPLP, porque esse é um vector fundamental da estratégia de afirmação de Portugal no século XXI.»
Note-se que Nicolau Santos terá feito uma referência ao nosso livro a 21 de Julho, no programa «O Expresso da Meia Noite», emitido na SIC Notícias.

Sem comentários: