quarta-feira, janeiro 20, 2010

Outros: «Poemas» na Rede

Quem não ouviu hoje pela rádio a entrevista que concedi a Ana Aranha, da Antena 1, no programa «À Volta dos Livros», sobre «Poemas» de Alfred Tennyson, pode ouvi-la aqui (ou aqui, através da SdE).
Entretanto, este livro já foi mencionado em vários sítios – em especial blogs – da Internet. Para além dos já anotados em Dezembro, apontamos agora: A Cidade do Sossego; Arlindo Correia; Arquipélago LivrosBela Lugosi Is Dead (com uma crítica também referida pela Saída de Emergência); Blogue Notas; Diário Digital; Entre Páginas; MontagO Novo Ecléctico; Páginas Desfolhadas; Papéis e Letras; Poesia IncompletaPoetíciaTudo Bem Quando Termina Bem. E ainda... a página na Wikipédia sobre Sintra (ver em «Notas e referências»)!

terça-feira, janeiro 12, 2010

Oráculo: «Poemas», dia 20, na Antena 1

Hoje desloquei-me à sede da RTP, em Lisboa, onde concedi uma breve entrevista, sobre o livro «Poemas» de Alfred Tennyson, à jornalista Ana Aranha, que será transmitida no programa «À Volta dos Livros» da Antena 1 no próximo dia 20 de Janeiro, às 17.20 e às 21.20 (e às 4.20 de dia 13).

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Outros: «Espíritos...» em retrospectivas

«Espíritos das Luzes» foi referido recentemente em duas retrospectivas, uma da década, outra do ano.
Na primeira tal deveu-se a Miguel Real, que no seu artigo «Em busca de um novo cânone», publicado no Jornal de Letras, Artes e Ideias Nº 1024 (2009/12/30, páginas 8-10), me aponta, pelo meu livro, como uma das «seis superiores novidades» da década «no campo do romance histórico», e que «evidenciam-se como as mais originais e consistentes, que prometem substituir as clássicas obras de Fernando Campos e João Aguiar».
Na segunda tal deveu-se a Cristina Alves, que no seu blog Rascunhos inclui o meu livro nos «Lançamentos portugueses 2009 (Fantasia, Ficção Científica e Horror)» (2009/12/28) merecedores de menção.

terça-feira, janeiro 05, 2010

Orientação: Sobre Marilyn Manson

A partir de hoje, dia em que se celebra mais um aniversário (o 41º) do nascimento de Brian Hugh Warner, ou seja, de Marilyn Manson, está disponível no Esquinas (61) o meu artigo «O homem por detrás do espelho», publicado na revista Blitz (Nº 42) de Dezembro de 2009.

domingo, janeiro 03, 2010