sábado, julho 21, 2007

Outros: Teatro Salvador Marques

Hoje, 21 de Julho de 2007, é a data da minha entrada na Comissão para a Reabilitação do Teatro Salvador Marques de Alhandra. Edifício notável, tanto pela obra em si como pelos muitos espectáculos e outros acontecimentos que albergou ao longo de mais de um século, deve o seu nome ao jornalista e dramaturgo nascido em 1844, e cujo centenário da morte se assinala, precisamente, este ano.
Encerrado há vários anos, o Teatro Salvador Marques continua desaproveitado e em risco de ser demolido devido à incúria e à incompetência da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. A fazer-lhe frente tem estado quase só a Comissão a que agora pertenço, que, através de estudos e pesquisas, presenças e participações em assembleias autárquicas, intervenções junto da comunicação social, colóquios e conferências, contactos com outras instituições e empresas, e até acções em tribunal, tem feito tudo o que lhe é possível para preservar um património de grande valor, para a região e para o país.
Este é um projecto que sem dúvida merece ser conhecido e apoiado. Divulguem-no!

sábado, julho 07, 2007

Obras: “Se7e”

Em todos os sete dias da semana
contavam-me histórias como as do João Mata Sete,
a Branca de Neve e os Sete Anões
e as Botas de Sete Léguas.
Tentava chegar ao sétimo céu
mas desistia quando contava as sete cores do arco íris
e aprendia música com o homem dos sete instrumentos.

Quando visitava as minhas sete quintas lembrava-me
que um ano na nossa vida corresponde a sete na de um cão.
Avisaram-me sobre os sete anos de azar se partisse um espelho
e os sete anos de solteiro se me sentasse na esquina de uma mesa.
Quando assistia a uma missa do sétimo dia
vi o Diabo a sete
e fugi... a sete pés!

Navegando pelos sete mares
visitei as sete maravilhas do Mundo.
Aprendi as sete artes,
excitei-me com a dança dos sete véus...
cometi os sete pecados mortais!
Fui fechado a sete chaves numa sela
onde combati e matei o bicho das sete cabeças.


Poema (Nº 12) escrito em 1982 e incluído no meu livro «Museu da História».

quarta-feira, julho 04, 2007

Orientação: Esquinas (2)

Hoje, 4 de Julho de 2007, prestei o meu segundo contributo ao sítio Esquinas - (a transcrição d)o meu artigo «Drogas: ou o “oito” ou o “oitenta”», publicado no jornal O Diabo no passado dia 26 de Junho.

segunda-feira, julho 02, 2007

Oráculo: «Livro do Regicídio» em Janeiro

Hoje, 2 de Julho de 2007, passam 75 anos sobre a data da morte, no seu exílio em Londres, e com apenas 42 anos de idade, do último Rei de Portugal, D. Manuel II – filho de D. Carlos I e irmão de D. Luís Filipe, assassinados a 1 de Fevereiro de 1908 em Lisboa. E daqui a cerca de seis meses, em Janeiro de 2008, deverá ser editado, pela Saída de Emergência, o «Livro do Regicídio» (título definitivo ainda por anunciar).
Tal como revelei em Fevereiro passado, este meu projecto consiste numa colectânea de contos de vários autores – foram convidados, e aceitaram, entre outros, António de Macedo, João Aguiar, Maria de Menezes e Miguel Real – que, assente no conceito de «realidade alternativa», parte pois dos seguintes pressupostos: e se o Regicídio nunca tivesse acontecido? E se a República nunca tivesse sido instaurada no nosso país? Mais novidades em breve!