quarta-feira, janeiro 31, 2007

Opções: «7 Maravilhas»

É verdade que na lista apresentada existem algumas lacunas. É ainda mais verdade que esta iniciativa serve de (fraca) consolação pelo facto de nenhuma obra portuguesa estar na lista das mais importantes do Mundo, cuja escolha vai ter a sua apoteose em Lisboa. Porém, apesar disso, decidi participar na escolha das «7 Maravilhas» de Portugal. E os meus votos, enviados hoje, foram para (por ordem alfabética): Castelo de Guimarães; Convento de Cristo, Tomar; Convento de Mafra; Mosteiro da Batalha; Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa; Paço Ducal de Vila Viçosa; Torre de Belém, Lisboa.

sábado, janeiro 27, 2007

Outros: SbH - e «Visões» - no Expresso e no Público

A edição Nº 1787 de hoje, 27 de Janeiro de 2007, do Expresso, inclui, na revista Única (páginas 32-36), o artigo «Livros em alta voz», cujo tema é a edição de áudiolivros no nosso país – e nele é feita uma referência (com fotografia) a Albertina Dias e à Solutions by Heart, «editora pioneira dos áudiolivros em Portugal», que já lançou, entre outros, a «versão em disco» do meu livro «Visões». Antes, a 19 de Janeiro, a edição do jornal Público desse dia incluía, no suplemento Mil Folhas (páginas 4-6), o artigo «Livros por ouvir», sobre o mesmo tema e igualmente com uma referência (mais pequena) à SbH.

sábado, janeiro 20, 2007

Ocorrência: 90 anos

A minha avó materna, Antónia Maria do Vale, completou hoje 90 anos de vida. Não é uma idade, e um número, qualquer. Bem pelo contrário: tratou-se de um momento muito especial. E o ano em que ela nasceu foi igualmente um ano muito especial. Foi o ano das Revoluções Russas, da partida do Corpo Expedicionário Português para França (para combater na Primeira Grande Guerra), das aparições de Fátima, da tomada do poder por Sidónio Pais, do «Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas» de José de Almada Negreiros, d’«O Emigrante» de Charles Chaplin. Nasceste em 1917, e ainda estás connosco. Obrigado, avó! Parabéns, avó!

domingo, janeiro 14, 2007

Orientação: Ópera do Tejo tem novo espaço

«Abriu hoje ao público» o sítio da Ópera do Tejo. Ou, mais concretamente, o espaço na Rede que é a sede do projecto que tem como objectivo permanente «recriar virtualmente» o Teatro Real do Paço da Ribeira de Lisboa, inaugurado em 1755 e destruído no mesmo ano pelo grande terramoto de 1 de Novembro.
Inicialmente, e como muitos devem saber, as imagens da evocação por computação gráfica que o nosso grupo – eu, Alexandra Câmara, Luís Sequeira e Silvana Moreira – realizou estiveram alojadas no sítio da ARCI (Associação Recreativa para a Computação e Informática). Porém, a nossa relação com aquela instituição cessou, e, em consequência, vimo-nos na necessidade de construir, finalmente, a nossa própria «casa». E ela aí está!
No entanto, e tal como a nossa «ópera» é um protótipo em contínuo desenvolvimento, também o formato deste sítio é tudo menos definitivo. Ao longo do tempo iremos mudar e melhorar o seu desenho gráfico, alterar a sua estrutura, acrescentar conteúdos, adicionar funcionalidades. E neste processo, estamos, obviamente, receptivos a comentários e a sugestões.