sábado, julho 29, 2006

Outros: «OND» no Expresso

Hoje, 29 de Julho de 2006, na edição Nº 1761 do Expresso, mais concretamente na sua rubrica «Cem por Cento» inserida no suplemento de economia (página 2) daquele jornal, Nicolau Santos faz uma referência ao livro «Os Novos Descobrimentos – Do Império à CPLP: Ensaios sobre História, Política, Economia e Cultura Lusófonas», escrito por mim e por Luís Ferreira Lopes e editado este mês pela Almedina.
No seu (pequeno) artigo «Dez anos de CPLP», o jornalista e director-adjunto daquele semanário – que conheci pessoalmente aquando da sessão de apresentação do livro, que decorreu, recorde-se, no passado dia 17 na Livraria Almedina do Atrium Saldanha em Lisboa, e em cuja mesa estiveram, além dele e dos autores, Adriano Moreira, Manuel Ennes Ferreira e Carlos Pinto Coelho – escreve, entre outras, as seguintes considerações: «A Comunidade de Países de Língua Portuguesa cumpriu dez anos de existência, com uma cimeira na Guiné-Bissau. (...) Em Portugal, a data só foi assinalada pelo lançamento do livro "Os Novos Descobrimentos", de que é co-autor o jornalista da SIC, Luís Lopes. (...) A CPLP é uma excelente ideia, que já teve algumas vitórias (...) mas está muito aquém de realizar todo o seu potencial. (...) Temos a obrigação e o dever de ser o grande motor de afirmação da CPLP, porque esse é um vector fundamental da estratégia de afirmação de Portugal no século XXI.»
Note-se que Nicolau Santos terá feito uma referência ao nosso livro a 21 de Julho, no programa «O Expresso da Meia Noite», emitido na SIC Notícias.

sábado, julho 22, 2006

Oráculo: 5 nomes para 9 de Novembro

Dos dois colóquios/exposições cuja realização neste ano eu propus à Biblioteca Nacional (que aceitou), um já tem o alinhamento de oradores praticamente definido: é o de 9 de Novembro, o segundo a ter lugar no grande edifício do Campo Grande, e que tem como título/tema «Livros de 1756».
Felizmente, todos as cinco personalidades que eu sugeri para esta iniciativa aceitaram o convite da BN. Vasco Graça Moura, Jorge P. Pires, Miguel Real, Faustino Cordeiro e António de Araújo irão falar, principal e respectivamente, de Voltaire, Francisco Xavier de Oliveira, Gabriel Malagrida, António Ribeiro Sanches e Immanuel Kant. Vasco Graça Moura traduziu o «Poema sobre o Desastre de Lisboa» (Alêtheia); Jorge P. Pires também traduziu aquela obra do grande filósofo francês e ainda o «Discurso Patético» do Cavaleiro (Frenesi); Miguel Real e Faustino Cordeiro dedicaram muito tempo à investigação das vidas, obras e épocas, respectivamente, do padre italiano e do médico português – de que resultou, nomeadamente, para o primeiro, o romance «A Voz da Terra» (QuidNovi), e, para o segundo, duas colectâneas de textos inéditos do cientista natural de Penamacor (edição da respectiva Câmara Municipal); e António de Araújo foi o organizador do livro «Escritos Sobre o Terramoto de Lisboa» do grande filósofo alemão, editado no ano passado pela Almedina.
Em relação à outra (e primeira – será a 19 de Outubro) iniciativa, «250 Anos da Arcádia Lusitana», continua-se a fazer contactos e convites. Espero apresentar em breve os nomes dos respectivos oradores.

segunda-feira, julho 17, 2006

Obrigado: Aos que compareceram hoje

Exprimo aqui o nosso agradecimento – meu e de Luís Ferreira Lopes – a todos aqueles - familiares, amigos, colegas, conhecidos - que compareceram hoje na sessão de apresentação do nosso livro «Os Novos Descobrimentos – Do Império à CPLP: Ensaios sobre História, Política, Economia e Cultura Lusófonas», realizada na Livraria Almedina, no Atrium Saldanha, em Lisboa. Dizemos um «muito obrigado» muito especial a Adriano Moreira, Manuel Ennes Ferreira, Carlos Pinto Coelho e Nicolau Santos por nos terem dado a honra da sua presença e o valor das suas intervenções. E uma saudação especial à SIC por ter emitido, no final do seu Jornal da Noite de hoje, uma reportagem sobre a sessão de apresentação do nosso livro e o décimo aniversário da fundação da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.